quinta-feira, 24 de março de 2011

Red Velvet - Dia do Pai



Este foi o bolo que fiz para o dia do Pai, como infelizmente não já não tenho cá o meu, fiz para o pai dos meus filhos, o meu maridão
A receita foi-me dada por uma amiga, a APP.
Massa:250 gr. farinha com fermento peneirada1/2 colher de chá de sal2 colheres sopa de cacau em pó115 gr. de manteiga sem sal, em temperatura ambiente300 gr. de açúcar granulado branco2 ovos grandes1 colher de chá de extracto baunilha1 chávena de iogurte natural2 colheres de sopa de corante vermelho1 colher de chá de vinagre branco1 colher de chá de bicarbonato de sódioPreparaçãoPré aqueça o forno a uma temperatua média de 170º e unte 2 formas redondas de 24cm cada. Forre o fundo das formas com papel manteiga e unte novamente.Numa tigela peneire a farinha, sal e cacau. Ponha de lado.Com a batedeira, bata a manteiga até ficar macia (cerca de 1-2 minutos). Adicione o açúcar e bata até formar um creme (cerca de 2-3 minutos) Adicione os ovos, um de cada vez, batendo bem após cada adição. Adicione a baunilha e bata até misturar.Misture o iogurte com o corante vermelho. Com a batedeira em velocidade baixa. adicione alternadamente a mistura de farinha e manteiga à mistura de manteiga, em 3 adições, começando e terminando com a farinha.Separadamente misture o vinagre e bicarbonato de sódio. Deixe a mistura efervescer e rapidamente despeje na massa do bolo.Divida a massa igualmente entre as duas formas preparadas e alise o topo com uma espátula. Asse em forno pré-aquecido por cerca de 25-30 minutos. Deixe os bolos arrefecerem, se for caso disse, coloque-os no frigorifico.Creme:1 xícara (240 ml) de manteiga sem sal4 xícaras de açúcar de confeiteiro450 g de queijo Philadelphia1 1/2 colher de chá de essência de baunilhaPreparo:Bater a manteiga com o açúcar de confeiteiro na velocidade média alta da batedeira, até ficar fofo e esbranquiçado (mais ou menos 2 minutos). Acrescentar metade do queijo Philadelphia, continuar batendo. Quando estiver misturado, acrescentar a outra metade do queijo. Por fim, adicionar a essência de baunilha, continuar misturando até ficar uniforme.

4 comentários:

sofia disse...

que aspecto excelente. parabens pelo blog, gostei imenso e vou acompanhar de perto. tb tenho um cantinho se kiser visitar. a morada é:
http://ensaiosculinarios.blogspot.com/
beijocas

terei todo o gosto em recebe-la

Marta Benicá disse...

Ficou lindo seu bolo, adorei, bem colorido. Bom fim de semana. Abraço.

rosa-branca disse...

Lindo o bolo do dia do pai. Adorei. Beijpos com carinho

Ana disse...

e a minha fatia? hummm? foi para onde? bjks